“Asado” X “Churrasco”

Por Jeanne Coêlho

Imagem

Quando o assunto é carne, de preferência suculenta e macia, vamos direto ao ponto: a carne argentina é boa demais! Aceitemos o irrefutável! E já que você pisou no solo argentino, esqueça a recomendação do seu cardiologista (que provavelmente vai corar de raiva e de inveja) e faça valer cada miligrama de colesterol que circulará perigosa e deliciosamente pela sua corrente sanguínea. Calma, não se assuste! Esse comentário é apenas uma brincadeirinha porque a qualidade da carne que você encontra aqui é excelente e lhe ajudará a incorporar todos os nutrientes necessários para sua saúde e felicidade.

Para os desavisados: não fique espantado quando pedir a “parrillada” e se encontrar com as vísceras, as glândulas da vaca e os rins. Os “chinchulines”, “riñones”, “Molleja” (paixão das mulheres na Argentina e agora minha também) fazem parte do cardápio e são muito bem apreciados por aqui. Experimente e depois julgue, pois as aparências enganam e você poderá perder a oportunidade de provar um novo e único sabor em sua vida.

Os cortes de carne no Brasil e na Argentina são diferentes. Abaixo alguns dos cortes utilizados em cada país:

  • Ojo de bife x Contrafilé
  • Bife ancho x Ponta do contrafilé (ou bisteca sem osso)
  • Bife de chorizo x Miolo do contrafilé
  • Tapa de cuadril x Picanha
  •  Asado de tira x Costela fina
  • Vacío x Fraldinha
  • Cuadril x Alcatra
  • Colita de cualdril x Maminha

Imagem

Quanto ao acompanhamento do churrasco, nós brasileiros, costumamos preparar vinagrete. Já os argentinos usam o “chimichurri” (salsinha, alho, pimenta vermelha e do reino, pimentão, orégano, sal, vinagre e azeite). A guarnição é assunto à parte: farofa e saladas x pão e saladas. Mas isso depende do restaurante e o que ele oferece.

Sobre o tipo de serviço: enquanto no Brasil existe o rodízio, aqui ele é servido em um utensílio portátil que possui as brasas em sua parte inferior para manter a carne aquecida. A quantidade é você quem pede: para duas, quatro ou mais pessoas e paga por isso. Também existe outra opção que é a “parrillada libre”, ou seja, comer à vontade por um preço fixo.

As melhores dicas de restaurantes onde a carne é levada (muito) a sério:

  • Grill Q – Parrilla Argentina- Hyatt Hotel – Oferece o clássico “asado” argentino em um ambiente elegante. Sua churrasqueira à vista é imponente. Tem a opção de mesas ao ar livre para você desfrutar.

Chile, 1124 – Fone: (0261) 441 1234/4411235

Email: mendoza.park@hyatt.com

Imagem

  • Don Mario Parrilla y Restaurant – Restaurante com tradição e carnes de alta qualidade, oferece o autêntico churrasco argentino.

Palmares Open Mall – Godoy Cruz – Fone: (0261) 4394838

25 de Mayo, 1324 – Dorrego – Guaymallén . Fone: (0261) 4310810

  • Ceibo Restaurant – Restaurante especializado em gastronomia contemporânea argentina com técnicas do campo e também em carnes de caça.

25 de Mayo, 871 – (em frente à Praça Itália). Fone: (0261) 420299

  • Família Zuccardi – Casa Del Visitante – É a melhor opção para comer um delicioso churrasco acompanhado de um bom vinho em uma vinícola.

Ruta Provincial 33 km 7,5 – Frey Luis Beltrán – Maipu. Mendoza. Fone: (0261) 441000Ruta provincial 33 km 7,5. Fray Luis Beltrán. Maipú. Mendoza

    Sugestões de churrascarias fora de Mendoza 

   Em Buenos Aires   La cabrera. A primeira opção em Buenos Aires. Carnes de primeira, sempre acompanhadas de molhos criativos e escabeches de verduras. Pratos abundantes para compartilhar! Faça sua reserva, pois a casa está sempre cheia!  Cabrera 5099 | Palermo Viejo, Buenos Aires (011) 4831 7002

 Siga la vaca.  Localizado no belíssimo bairro de “Puerto Madero”, “Siga La vaca” dá água na boca somente com um menu: churrasco livre (parrillada), saladas, queijos e frios para acompanhar. Recomendamos ir com muita fome e pedir sugestões.  Alicia Moreau 1714, Puerto Madero, Buenos Aires. (011) 4315 6801

Em Bariloche

El boliche de Alberto.O cardápio é restrito, mas cada prato oferecido é especial e único.  Nossa sugestão é Cordeiro ou “bife de chorizo com batatas fritas”. Excelente qualidade, bom atendimento e porções abundantes! Villegas 347, San Carlos de Bariloche, Argentina. Tel.  431433

Por Mariana Gómez Rus- Traducão:Jeanne Coêlho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s