Os desarrolhados desta edição

Por: Mariana Gómez Rus

Tradução: Leia Zimmermann

Segue uma seleção de vinhos orgânicos para ter em conta na próxima visita a sua loja de vinhos favorita.-

LOS MÉDANOS . Malbec2013.

Vinecol é uma vinícola familiar ( e pequena: elabora 300.000 garrafas por ano) localizada numa região pouco conhecida, um povoado  chamado Santa Rosa, no Este de Mendoza. Seus vinhedos limitam com Ñancuñan, uma reserva natural da biosfera . Ter um vizinho Extra Malbecassim e ser orgânico tem coerência né?  Em Vinecol tanto o vinhedo como a elaboração do vinho contam com certificação orgânica. Nós gostamos deste Malbec: no nariz há um aroma de fruta cozida, como uma geleia de ameixa. Na boca o sabor é adocicado e se sente, lá no fundo,algo de madeira como um suave amargor. Ao final, um pouco de caramelo permanece na boca.

Exporta para o Brasil ( Santa Catarina e Belo Horizonte) Há que provar!

17283286879_d5ac8c8f1e_oCECCHIN GRACIANA . Cecchin é uma vinícola familiar simples, cálida e amável  exatamente igual que os seus vinhos.

Esta vinícola conta com certificação orgânica tanto em vinhedo como em vinícola. Frutas vermelhas , algo de especiaria e de frescos taninos neste Graciana, variedade pouco conhecida na Argentina  ( integrante dos famosos” rioja españoles,” dali a  sua origem), um dos cavalinhos de batalha de Cecchin.

Santa Julia Organica Malbec 2014 Europa

SANTA JULIA ORGÂNICA. 2014 Malbec. Familia Zuccardi, bem conhecida por todos, também dedica um espaço especial para este vinho proveniente de uvas orgânicas ( de Maipu e Santa Rosa, no Este de Mendoza). É um Malbec suave com aroma sutil que lembra a cereja e uma acidez justa que o faz refrescante. Nobre e autêntico, ideal para acender uma conversa.

CALIGIORE NATURES LEGACY Malbec 2013

NATURE´S LEGACY 2013-Malbec. Caligiore é uma vinícola familiar e pequena , localizada em Lujan de Cuyo(Mendoza). Na atualidade elabora aproximadamente 80 mil garrafas por ano. Tanto vinhedos como vinificação contam com certificação orgânica. Gustavo, proprietário da Vinícola Caligiore, descreve bem o ser orgânico: “Foi uma motivação interna, que nasceu no seio da nossa família. Primeiro concebemos nosso vinhedo, com o compromisso social e ambiental, cuidando nosso pequeno lugar. Depois decidimos que devíamos começar a produzir nosso próprio vinho orgânico com o grande desafio de demonstrar que se pode obter  grandes vinhos sendo ao mesmo tempo respeitosos com nossos recursos naturais e com um forte compromisso social”.

Exportam quase 65% da sua produção sendo o Brasil um dos seus destinos mais importantes (http://www.mercovino.com.br) . Conta com certificações orgânicas para USA (USDA-NOP),CANADÁ, UNIÃO EUROPÉIA e JAS (JAPÃO).

O Nature Legacy é um Malbec com 18 meses de envelhecimento em carvalho. Cor violeta intenso e bem “Malbec”. Seus aromas se abrem lentamente. Há fruta vermelha, taninos redondos, acidez equilibrada e algo de  madeira que assoma com muita sutileza. Em síntese, um vinho equilibrado e muito elegante. Nota 10.

IMG_2966

Ojo de vino. PURO. GRAPE SELECTION. 2013. De vinhedos orgânicos localizados em Agrelo (Mendoza) e certificação orgânica na sua elaboração. Este Malbec apresenta frutos vermelhos tanto no nariz como na boca. Tem excelente estrutura, produto de 18 meses em barris de carvalho e é bem adocicado ( característica de quase todas os rótulos de Ojo de Vino) produtos de seus 14.5% de álcool. Um bom e longo final.

Perigoso.

vinho-chacra-55-pinot-noir-2011-8261-MLB20002706627_112013-FCHACRA 55. Pinot Noir. 2013. Esta vinícola orgânica e biodinâmica, localizada em Rio Negro (Patagônia )é propriedade do
italiano Piero Incisa Della Rocchetta e dá origem a um Pinot Noir cujo cheiro e sabor são tão minerais que parece que estiveras chupando uma pedra úmida.

Quase um vinho de culto: delicado e maravilhoso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s