Tempero de cozinha: Mendoza típica!

 Por: Jeanne Coelho

Se existe algo que não arriscamos ficar “sem” é a comida, não é mesmo? Então se ela é de vital importância e não podemos abrir mão, que seja, para nosso deleite, com sabor e qualidade. Nesta viagem de imersão gastronômica, convido-os a engolir cada palavra deste artigo, degustando-as com os sabores locais de Mendoza.

jeanne coelho para comidas tipicas

O alimento é algo imprescindível; logo, uma das primeiras coisas que fazemos ao chegar a um novo lugar é procurar comida, pois como diz o ditado: saco vazio não fica em pé! Com certeza nos depararemos com muitas novidades locais, principalmente se é no estrangeiro que estamos colocando nossos lindos pezinhos. E é nessa questão que vou atiçar a curiosidade de vocês para que experimentem os famosos pratos típicos. Dou ênfase a esse ponto porque é nele que encontraremos o DNA de seu povo, sua identidade. Geralmente esses pratos são preparados com receitas deixadas pelos povos originários ou pelos ancestrais da família, perduraram gerações, e de tanto sucesso, ganharam a rua. Então grandes surpresas poderão ocorrer, pois nosso paladar poderá usufruir de sabores que ficarão na memória, junto com essa experiência tão boa que é conhecer novas culturas.

Argentina é terra de boas vacas, portanto os primeiros pratos de Mendoza só poderiam ser feito com ela, a estrela das panelas, a carne.  A Carne a la Olla e a Carne a la Masa estão em primeiro lugar na lista que elaborei para vocês.Não lhes passarei nenhuma receita, mas apenas comentarei os ingredientes que cada prato contém.  A carne a la olla é feita na panela e leva cebola, cenoura, batata e vinho; pode vir acompanhada do Chimichurri que é um molho picante feito com Azeite de Oliva, sal, pimenta (ají), orégano, alho; fica a gosto do cliente. A Carne a la Masa é feita com carne e verduras, cozidas dentro de uma massa de pão, e essa mistura gera um sabor inigualável. Depois temos a Humita que leva milho verde, pimentão vermelho, azeite, manjericão, salsinha, e demais condimentos. Ela vem servida ao prato, mas em alguns lugares poderá vir cozida na palha do milho, como a nossa pamonha salgada. Agora é a vez das tradicionais empanadas argentinas (são como nossos pastéis, sendo que assadas no forno). As empanadas mendocinas levam maior quantidade de cebola do que em outros estados… Muito gostosas! Outro prato é o Tomaticán, preparado com tomate, cebola, pão, pimentão vermelho, ovos e orégano. Excelente como guarnição.

comidas regionales

empanadas cuyanas

Saindo dos pratos e metendo a mão na massa, encontraremos as tortitas mendocinas. Elas são preparadas com farinha de trigo manteiga ou gordura, têm a forma de uma bolacha Maria… Ótimas acompanhantes de um cafezinho em qualquer hora do dia. Você poderá encontrá-las em qualquer padaria, mas na Via Veneto (Amigorena, 78 – Mendoza) elas são especiais. E convenhamos de que não existe nada melhor do que dar uma paradinha em um café, sentar em uma mesa, levantar o dedo e pedir: por favor, um cafezinho e uma tortita. Mas cuidado! Isso pode até viciar… Eu que o diga.

tortitas-mendocinas

tortitas cuyanas

Os pratos típicos poderão ser encontrados em alguns restaurantes locais, mas apesar de terem os mesmos ingredientes a preparação terá sua particularidade, claro.  Mas minha primeira recomendação é um pouquinho fora da cidade; o restaurante se chama Los Negritos e fica a 80 quilômetros da capital, localizado em Las Vegas – Potrerillos. Ele surgiu de um projeto familiar que se fez realidade com muito êxito, e seu nome é em homenagem aos donos do local. O lugar já é maravilhoso por encontrar-se no meio das montanhas, e a viagem até lá é muito interessante por causa das paisagens que você vai visualizando… Um show de imagens da Cordilheira dos Andes para serem contempladas e registradas… Então prepare a máquina fotográfica! Ao chegar ao restaurante, você é atendido pelos próprios donos que oferecem um cardápio com receitas familiares, e percebe-se o carinho e amor que dedicam ao ambiente. Isso faz a diferença! Um detalhe na ornamentação me chamou à atenção: quadros pendurados nas paredes com receitas, escritas a mão, de pratos típicos nos transmitem compromisso, simplicidade e nos remetem a um ambiente pessoal como a casa de um familiar ou amigo. Também desperta o nosso desejo oculto de ser acolhido e sentir-se bem. Vale a pena ir lá, com certeza! Recomendo provar a Carne a la Masa e também o Cutriaco, outro prato típico que só encontrei aí. O Cutriaco é feito com carne em troços pequenos, envolvida em um delicioso molho, rodeada de batatas crocantes… Sabores para recordar!

comidas tipicas cutriarco

cutriaco

Agora dentro da cidade, você encontrará esses pratos, por exemplo, no Restaurante Retortuño cuja especialidade é comida típica de Mendoza, e oferece shows musicais: as músicas Cuyanas (seriam como nossas músicas regionais), que embelezam a noite em um ambiente aconchegante e rústico. Ele funciona apenas nos fins de semana, horário noturno, com variação no cardápio. Visitei-o e provei pequenas porções de vários pratos: carne a la olla, carne de cerdo, frango ao alecrim, pastéis e empanadas. Os pastéis, diferentes das empanadas, são fritos e doces, feitos com queijo, açúcar e canela (muito bom!). E de sobremesa provei doce de Alcayota com nozes. A alcayota é uma fruta com muita fibra e ao mastigá-la você sente um crac crac de sua crocância… Ótima combinação com as nozes! Sobre a ornamentação do local, cada mesa possui luz de velas, e de repente, se você deseja uma noite romântica, escolhe o/a acompanhante e o lugar é perfeito! A comida é boa e de pano de fundo, algo imprescindível para nós brasileiros: música.  Outro detalhe importante que considero é o valor: fixo e acessível. Inclui a comida e o show musical, a bebida é a parte. Vale a pena conhecer o lugar!

DSC_0019 (1)

Doce de alcayota e nozes

Agora se você estiver passeando ou fazendo compras pelo centro, dê uma passadinha no Mercado Central – Calle Las Heras – Centro de Mendoza, e coma as deliciosas empanadas mendocinas ou uma saborosa Humita. As duas opções lhe deixarão satisfeito. Ademais, todo mercado tem seu encanto… Passear por seus corredores descobrindo objetos, iguarias… Ele é contato direto com gente como a gente. É lugar descontraído, cheio de surpresas e alegrias. Você não concorda? E aí freguês! O que vai levar hoje?

comidas típicas 2

Carne a la masa

Vou fazer uma pequena indagação: vocês acham que beleza põe mesa? Eu diria que sim. Um prato visualmente magnífico, em um lugar visualmente belo, vai deixá-lo com água na boca e a sensação de que a bem-aventurança existe, e as comidas irresistíveis também. Portanto, ao deparar-se com esses pratos diferentes e de nomes estranhos, não resista e deixe-se levar pela impressão, mande a dieta pras cucuias e seja feliz, pois em uma viagem, as oportunidades não se devem deixar escapar. Senão babau… Dançou! Provar novos sabores, novas emoções faz com que ao final digamos: valeu! E no caso da comida típica mendocina, você dirá: valeu cada centavo que paguei! E então, vai provar?

 

Faça sua reserva!

Los Negritos Bodegón de montaña

Los Olmos s/n Las Vegas, Potrerillos, Mendoza bodegonlosnegritos@gmail.com

Horário de funcionamento: sexta, sábado, domingo e feriado, a partir das 12:00 h

Coordenadas de GPS: S 33013370 – W 69272293

 Retortuño

Dorrego, 173 – Guaymallén – Mendoza

Horário de funcionamento: sexta e sábado – 22:00 h Fone: 0261 431 6300

 Mercado Central

Patricias Mendocinas e Las Heras, cidade de Mendoza

Horário de funcionamento: segunda ate sabado- de 10 ate 20 h.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s