Uma história de família

Por: Mariana Gómez Rus

Tradução: Leia Zimmermann

Ao divisar os vinhedos antigos, localizados em frente ao restaurante da  Finca Agostino, a gente percebe que existe algo mais que um punhado de anos fazendo vinho.

IMG_5667A história dos Agostino começa a meados de 1940, quando a família se muda de Itália para Mendoza.  Vicenzo, Rosalía, Sebastián e Miguel Agostino, viveram sua infância nesta cidade antes de voltar a trasladar-se com seus pais rumo ao Canadá,  nos fins da  década de  60 . Os anos vividos em Mendoza significaram  as brincadeiras, os amigos, o caminho à escola passando pela Plaza España, a família,  o avô Sebastiano que trabalhava como viticultor empreiteiro num  vinhedo de Maipú, e todas essas  coisas lindas que supõe a infância. Mendoza era nostalgia para estas crianças que, em 2003, voltaram sentindo que aqui havia ficado algo pendente. Compraram o vinhedo e construíram uma vinícola para honrar a memória de seu avô.

IMG_5652

A vinícola atualmente elabora 1 milhão e  meio  de litros de vinho por ano. O vinho mais exclusivo da família Agostino se chama Cava , apenas   395 garrafas que se apresentam sem rótulo , só vestidas com a medalha da família.  Segue a este o vinho ícone da vinícola, Família, que representa os irmãos e sua história, através do blend de 4 varietais.

Pode parecer um pouco afastado do circuito tradicional das vinícolas de Maipú, mas vale a pena prolongar o passeio até Agostino. E se for possível façam o passeio ao meio-dia. Sergio Guardia, chef  mendocino, com ótimos  antecedentes em diferentes cozinhas de Mendoza, surpreende com um menu  delicioso, abundante  e detalhadamente  cuidado, respeitando as características dos vinhos que acompanham  cada passo. É como se cada prato se abraçasse com cada vinho, logrando uma união perfeita entre comida e bebida. E para quem gosta de cozinha não perca suas aulas que, longe de ser uma demonstração culinária, inclui uma atividade absolutamente participativa onde é permitido pôr as mãos na massa, além de ensinar diferentes técnicas e contar  segredos da gastronomia local.

IMG_5696

Depois do almoço, dediquem um tempinho para percorrer a vinícola, revisar a exposição local na sua pequena galeria de arte e também conhecer o pequeno pátio espanhol, que está na casa dos Agostino, grudadinho à vinícola. Um cantinho cujas cores e formas guardam uma suspeitosa semelhança com a “Plaza España”, essa que os irmãos cruzavam cada dia no caminho da escola, lá longe… Naquele tempo.

IMG_5649

O que inclui o almoço? ( atualização Maio 2016)

  • Sopa de tomates assados, cenoura e gengibre, condimentada doce e picante, combinada com Agostino Inicio Torrontés que refresca e ressalta sua doçura.
  • Raviole frito de berinjela e zuccini grelhado com molho de couve- flor e espuma de beterraba combinado com Agostino Inicio Merlot.
  • Rissotto de queijo de cabra, pó de olivas e carne curada com especiarias, combinado com Agostino Finca Syrah-Malbec . Este foi o passo que mais destacou, comida e vinho que se envolvem e a cremosidade do rissotto equilibra a estrutura do blend. Simplesmente fantástico!
  • Filé mignon  com batatinhas andinas, abóbora grelhada e creme de pimentos com Agostino Família.
  • Granita de Melancia, para refrescar o paladar.
  • Crumble de marmelos com bavaroise de tangerinas e cobertura de chocolate com Vinho espumante da Finca Agostino Extra Brut. Outro de nossos passos preferidos. A doçura dos marmelos e a gordura do chocolate se combinam de maneira perfeita, equilibrando-se com a acidez refrescante do espumante.
  • IMG_5661

Finca Agostino fica no Carril Barrancas 10590, Maipú. Aberto todos os dias de segunda a segunda.

Reservas: TEL+54 261 5249358 /59/ int. 32 – turismo@fincaagostino.com

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s