O vinho pinta e borda

Pincéis avinhados expressam sentimentos

Por Jeanne Coelho

Que o vinho é a bebida dos deuses ninguém questiona. Que ele inspira, tampouco. Que nos faz sonhar, dançar, sorrir… Idem. Agora novidade mesmo é que além de saboreá-lo em degustações fantásticas, podemos admirá-lo e contemplá-lo. Isso mesmo! O vinho sai das mesas para as paredes, toma conta dos pincéis e está presente em telas mostrando que também faz arte… E como faz!

A técnica de pintar com vinho vem sendo utilizada por vários artistas contemporâneos. Eles escolhem o vinho, e este dará ao seu quadro o pigmento e a cor segundo seu tipo. É uma pintura que com o passar do tempo, segundo a técnica aplicada, mudará seus tons por causa da oxidação da matéria prima. Mas como diz a premissa: quanto mais velho o vinho, melhor! Logo isso deverá ser aplicado aos quadros também.

img_2860

Titina Contardi

E na terra do vinho não poderiam faltar artistas que utilizam este procedimento para expressar a identidade da cultura local e nacional. Eles são José Ladorne, conhecido como Von Pepe; Martín Rodriguez, Mema Hanon, entre outros. Foi com o vinho que estes artistas encontraram os matizes para expressar, através de linhas e cores, seus sentimentos por Mendoza.

O vinho nasce e morre na obra

José Lardone, conhecido como Von Pepe, tem seu atelier em pleno centro e relata que utiliza a técnica da seguinte maneira: o vinho é tirado diretamente da garrafa e decantado de maneira natural. A base é uma argamassa que pode alojar de 3 a 12 litros, mas para um quadro geralmente ele utiliza seis litros. De todos os vinhos, o Malbec é o seu preferido pelos matizes que obtém e pela aparência aveludada que deixa nos frescos.

Seus temas são religiosos, históricos e regionais com a presença marcante do gaúcho. A principal inspiração do artista é a província. Ele comenta que em cada quadro está presente a paixão e a dedicação. Seu desejo é transmitir uma mensagem para quem o compre, seja simplesmente pelo que se vê ou pela situação do momento. Ele assina suas pinturas com um selo e a bandeira da argentina para dar-lhes autenticidade.

Uma de suas obras Santa Rosa de Lima foi parar nas mãos do papa Francisco no Vaticano e outra obra, Nossa Senhora de Aparecida (nossa Padroeira), se encontra no Consulado do Brasil em Mendoza. Esta última foi um presente seu pelo 194° aniversário da Independência do Brasil e que afiança a amizade entre brasileiros e argentinos.

img_2858

José Lardone (Von Pepe)

Na tela o vinho respira

Martín Rodriguez é outro artista mendocino que utiliza o vinho em suas pinturas. Ele fala de sua técnica e diz que reduz a bebida com calor até formar uma pasta e então as possibilidades são infinitas, pois pode conseguir diferentes planos e tons conforme seu anseio. Nos momentos de espera das nuances desejadas, o vinho continua respirando até o artista dar-se por satisfeito e finalizar sua criação com um toque final de verniz que a eternizará!

A inspiração deste artista nasce quando ele pensa no vinho e inexoravelmente surgem retratos das paisagens mendocinas. A natureza e seus climas que anos após anos geram o milagre da vida. Diz que olha para os vinhedos e vê linhas perfeitas que se encaminham e culminam no coração dos Andes. Sente o silêncio, a serenidade, a mansidão… Então vive um momento divino, santo. Logo seu ofício é plasmar essa epifania em imagens.

img_2855

Martín Rodriguez

Descobri o fascínio de pintar com vinho

Mema Hanon nasceu no sul da província e se define artisticamente como autodidata, curiosa e criativa. Iniciou sua vida artística naturalmente; desde menina já sentia inclinação às artes. Seu espírito inquieto a fez transitar por diferentes disciplinas dentro da mesma e a experimentar diversos materiais; dessa forma chegou até o vinho utilizando-o como aquarela. Primeiro desenha com água e para cada mancha utiliza diferentes variedades. O resultado são obras primorosas que refletem Mendoza e transmitem com delicados traços a calma das paisagens rurais.

Utiliza em suas pinturas o Cabernet Sauvignon, Malbec y Sirah e diz que cada um tem suas particularidades. Ela se inspira em cenas do cotidiano, pois a simplicidade é seu ponto forte. Adora ver a roupa secando no varal. Como também gosta de construir, logo a pá, o ancinho, as ferramentas de construção em geral, atiçam sua criatividade ao vê-las encostadas nas paredes com suas sombras. Isso para ela é uma virtude, pois não precisa de muito para criar. Terra e vinho são as marcas de Mendoza e também de Mema.

img_2859

Mema Hanon

Todos estes artistas reconhecem que pintar com vinho é algo muito especial. Sendo ele um material orgânico, tem seu tempo de vida segundo a técnica aplicada. Algumas obras mudam com o decorrer dos anos passando por diferentes etapas: de cores vivas até chegar a seu estado final de oxidação; Esse é o caso das obras de Von Pepe. Ele diz que o vinho ao sofrer essa transformação natural é lógico que seus quadros nascem e morrem, e fala isso carinhosamente, sem tristeza. Mema diz que essa transformação faz parte do processo, lamenta, mas por sua vez diz que aí está o atrativo. Já Martin Rodriguez espera o vinho apurar, resplandecer, encontrar esse matiz desejado e então o eterniza. São diferentes formas de utilizar esta técnica e somente apreciando-as em molduras você poderá entender que o vinho é realmente sui generis.

Particularmente considero que obras como essas são uma maravilhosa recordação. Também como presente para alguém é acertar na mosca, de tão bom gosto. Aliás, chegar a esta cidade, conhecer suas vinícolas, seus vinhos… É realmente um prazer! Agora levar consigo o vinho em arte, com certeza, dará legitimidade à sua passagem pelo lugar onde ele reluz em taças e pinceladas… É show de bola! E aí? Vai perder essa oportunidade?

img_2856

Martín Rodriguez

José Lardone:
Pasaje San Martín (Sarmiento 45) 2º Piso – Of: 117 – Ciudad
Email: vonpepe@gmail.com
Teléfono: 261-152550994

Martin Rodriguez:
Emails: rodriguezmartin.net@gmail.com
Página: http://artistamartinrodriguez.blogspot.com.ar

Mema Hanon:
Castro Barros, 2005 – Mayor Drummond – Luján de Cuyo
Email: elterron@gmail.com
Teléfono: 0261 3020600

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s