As catedrais do deserto

Por: Mariana Gómez Rus

Tradução: Jeanne Coelho

Sem dúvida alguma, as capelas centenárias de Lavalle ocupam o pódio das atrações do município. Estes templos de modelo simples e decoração singela se encontram espalhados por todos os cantos de Lavalle e se destacam não só por seu valor histórico e arquitetônico, como também por seu significado religioso para a comunidade local. Cada santo tem seu dia e sua festa, então nessas ocasiões o povo fica colorido e se agita movimentando seu relógio de areia outra vez.

el cavadito

Capela de “El Cavadito”

No povoado El Cavadito tem uma capela tão modesta como pitoresca. A história é curiosa: em meados do século XX, um homem chegou para desmatar o bosque que rodeava este povoado. Sua esposa era fervente devota de São Judas Tadeu e mandou construir o pequeno templo (que também funciona como escola). Quando a lenha acabou, a família desapareceu deixando Cavadito absolutamente pelado. Ficaram apenas: poucos cardos selvagens do deserto (rodando igual ao longínquo oeste), uma capela, um santo, uma devoção e as procissões a cavalo todo mês de outubro.

P1040400

Capela de Asunción

Em Asunción, outro povoado que marca o limite entre o oásis e o deserto de Lavalle, se encontra a antiga (e a nova) capela da Virgem do Trânsito. Mas o que nos interessa é a velha capela com suas colunas de alfarrobeira, suas paredes de adobe e teto coberto de barro e vegetais autóctones. A imagem da Virgem também tem um valor especial, pois se trata de uma pequena escultura de artesanato hispano-indígena localizada dentro de um cofre de 30 cm de altura. Ao lado da capela tem um pequeno museu que contém quadros e relíquias que contam a história do povoado. O cemitério, localizado perto do templo, também guarda segredos: conforme a forma, estilo e material da cruz é possível constatar as distintas classes sociais e econômicas dos defuntos; já as cruzes celestes (muitas delas desbotadas pelo tempo) correspondem às sepulturas de crianças. As flores de papel, plástico e lata são comuns na paisagem religiosa do deserto.

capilla san jose

Capela de San José

Chega-se à capela de San José (declarada monumento histórico) pelo caminho dos huarpes, rastros de pedrinhas, areia e deserto para o lado que se olhe. A arquitetura do templo é camponesa, tem torre e somente uma nave. Uma curiosidade: o barro do qual está feita a construção contém restos de palha e comprova que nesta terra houve trigais em outra vida. Nos últimos dias de abril, tem festa e procissão em homenagem a São José artesão.

cúpulas del rosario

Nossa Senhora do Rosário

Na imensidão do areal surge a capela de Nossa Senhora do Rosário. Sua construção foi atribuída aos jesuítas em 1600. No terremoto de 1861, o edifício deteriorou e rapidamente foi recuperado em seu estilo original. Possui forma simples, uma nave construída em barro, teto de vara de argila e palha. Este templo foi declarado monumento histórico nacional em 1975. Esta joia arquitetônica agasalha outra escultura religiosa, a virgem do Rosário. Esta santa foi talhada pelos nativos habitantes da zona e sua festa e procissão acontecem no mês de outubro. Nessa ocasião, o povo se acende por uma única vez ao ano para em seguida se apagar e voltar a sua letargia.

interior capilla del rosario

Rural e cultural

Lavalle é o destino ideal para o viajante curioso, amante da natureza, desejoso de conhecer sua cultura, provar seus sabores e aprender com seu dia-a-dia. Neste contexto, Armando Fredes junto com as pessoas do Centro Tradicionalista de Lavalle, oferecem experiências para sair do molde do típico itinerário mendocino. Os passeios a cavalo podem ser contratados para o dia inteiro fazendo paradas nos lugares históricos, granja biodinâmica, visita a uma pequena vinícola e almoço. Mas se você tiver mais tempo, sugerimos realizar a cavalgada das capelas. Esta travessia de três dias percorre caminhos somente transitáveis a cavalo. Entre dunas e montes, visitando San Jose, Asunción, Guanacache e seus templos, pode-se pernoitar em casa dos moradores locais, desfrutar de noites com música folclórica, deliciosa comida típica e espetáculos gaúchos. A rota das capelas é tradicionalmente oferecida para a Semana Santa, mas se for contratada a tempo, poderá se ajustar às necessidades e disponibilidade do visitante.

IMG-20170626-WA0002

Contato: armandofredes99@gmail.com whatsapp: +5492615093104  ou +5492615728919

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s