Nas trilhas do amor

Vinícolas mendocinas protagonistas de casamentos

Por Leandro Manini Williams

boas cortesia de casamientoscom.ar

É verão. A fresca brisa dos Andes e o entardecer que cai sobre a montanha mendocina é o amálgama desse lugar encantador. De mãos dadas, dois enamorados caminham entre o vinhedo. Inesperadamente a magia acontece – de um bolso sai o anel com a promessa de um futuro cheio de felicidade e amor juntos.

Proposta de amor e casamento deixaram de ser um sonho e se tornaram parte de uma realidade alcançável em lugares esplêndidos como as vinícolas argentinas. Muitos casais procedentes de diferentes países chegam aqui atraídos pela beleza do Cordón del Plata e o sabor do Malbec. Nesta nota darei algumas pinceladas sobre como é a experiência de se casar em Mendoza, além de compartilhar com vocês algumas histórias de casais que não duvidaram em dar o “sim” entre os vinhedos.

Sim, quero!  Já são vários os países de tradição vitivinícola onde é possível celebrar a união dos apaixonados em um contexto de vinhedos e vinícola. Por exemplo, nos Estados Unidos encontramos a Ponte Winey & Vineyard Inn na ensolarada Califórnia. No Brasil são referências, tratando-se de bodas, as vinícolas Lidio Carraro Boutique (Bento Goncalves) e Abreu Garcia (Campo Belo do Sul). E o que existe de especial nas vinícolas mais ao sul, perto da Cordilheira dos Andes? Como o leitor poderá supor, estas altitudes atraem muitos casais para dar o grande passo. Do lado Oeste dos Andes, Chile oferece boas opções como Anakena, que fica a uns 100 km da capital Santiago. Por outro lado, Casa del Bosque – na região de Casablanca – é outro destino que muitos brasileiros costumam escolher.

Atravessando a cordilheira para o Este, não deveria surpreender que Mendoza também tenha se vestido de gala para a ocasião. Sendo a principal região vitivinícola da América Latina com mais de 900 vinícolas, várias delas aderiram a proposta de agregar adeptos ao “Felizes para sempre” com uma imponente testemunha dos Andes, o gigante Aconcagua.

Lais marzo 2016

Em algumas vinícolas é possível alugar todo o prédio para a realização de uma boda; inclusive várias já têm propostas dessa natureza. Ao ingressar no sítio web www.casamientos.com.ar , você encontrará de modo detalhado tudo o que a vinícola Don Manuel Villafañe oferece para uma boda. Outra vinícola é a Renacer; conforme informação de seu Hospitality Manager, Diego Salguero, nos últimos dois anos a vinícola organizou 15 casamentos. O serviço inclui ornamentação, DJ, catering, bebidas, etc. Para o próximo ano, já estão agendadas 4 bodas brasileiras. Outras vinícolas que realizam este tipo de eventos são: Melipal, Casarena, Terrazas de los Andes, Altavista, Séptima, Dominio del Plata e La Azul, entre outras.

para bodas renacer

Organizando o dia sonhado.  Uma paisagem impressionante e um ambiente aconchegante precisam também de visão e coordenação. Alguém que saiba o que fazer. Então rapidamente os Wedding Planners colocaram o olho nos vinhedos e perceberam o potencial de criar espaço para bodas. Consultada para esta nota, a especialista Dolores Montero, disse que viu nestes lugares a oportunidade de realizar festa de casamentos para os estrangeiros. Depois da primeira e exitosa cerimônia, ela decidiu abrir My Mendoza Wedding, que se tornou a pioneira nesta área. Para destacar: 90% das bodas que são realizadas aqui são de brasileiros. Várias são as razões que os atraem, segundo Dolores. O voo direto São Paulo/Mendoza ajudou muito a logística de um evento com muitos convidados estrangeiros. Por outro lado, a boda torna-se mais íntima, o que resulta em uma lista de convidados mais delimitada (de 70 a 150 convidados).

Para os brasileiros casar-se na Argentina é três vezes mais barato que no Brasil, ressalta Montero. Outro plus é o fato de que os dois países são culturalmente similares e o brasileiro se sente como em casa. Sem comentar que Mendoza, há vários anos, se tornou o destino fundamental para os brasileiros amantes do vinho. –  Se casa fulana e sincrano.. A festa será em Mendoza! E se aproveitamos o convite para passear e conhecer o lugar?

Também vale salientar outros pontos interessantes. Primeiro, a dor de cabeça que é realizar os trâmites legais de um casamento. Por sorte, empresas como Altura – Argentina Tourism & Wines encarregam-se da solicitação, revisão e registro de toda a documentação necessária; além disso, ela apresenta todos os papeis no Registro Civil. Outro detalhe é que a Argentina é um dos 25 países onde se realiza o matrimônio igualitário, o que impulsiona o turismo gay frindly e também atrai casamentos LGBT.

bodas dominio

Histórias não recomendadas para diabéticos

Propostas de casamento com sabor mendocino

Lá pelo ano 2011, os planos de Paula e Guilherme pareciam os de um típico casal que decidiu conhecer Mendoza e seus vinhos. Mas Guilherme tinha outras ideias…. No dia 4 de julho, eles se encontravam na vinícola Ruca Malen desfrutando da paisagem, da comida e dos vinhos, quando ele repentinamente pegou seu tablet (e um pouco nervoso) começou a mostrar para Paula um vídeo. Era um recopilado de suas melhores fotos juntos. De repente, na última imagem do vídeo aparece uma frase em 15 idiomas diferentes: Quer se casar comigo?  A resposta veio imediatamente: “Sim, quero!” . Essa foi a sentença que selou a romântica proposta.

romantico

Outra história chega de Nieto Senetiner. Um homem planificou com muita antecipação toda a viagem. Alugou um carro antigo com um motorista vestido à caráter que levaria ele e sua companheira até a vinícola para fazerem uma cavalgada entre os vinhedos. Na metade do caminho, encontraram um livro de capa grossa caído embaixo de uma centenária oliveira. Entoe, a moça que era fanática por livros, desceu do cavalo, o apanhou e abrindo-o encontrou o anel de compromisso. Foi um momento que jamais esquecerão.

Termino esta nota não com uma proposta de casamento, senão com uma renovação de votos. Esta vem da vinícola Kaiken do jeito que me contou Alejandra Ovejero, guia da vinícola. Na metade de 2017, a visita de um casal brasileiro originou este relato. Ao chegarem à cava, eles encontraram um anjo talhado em madeira que, segundo a tradição da vinícola, protege e bendize a todos. Emocionado, o homem não duvidou em ajoelhar-se espontaneamente e pedir a sua amada que voltasse a casar-se com ele. Carregava o anel há um tempo e esperava encontrar o lugar ideal para a renovação do seu amor. E foi assim, que junto a outros turistas que serviram de testemunhas, eles voltaram a escolher-se.

 

My Mendoza Wedding

Contato: Dolores Montero, Wedding Planner e Agente de viagens contact@mymendozawedding.com  + 54 9 261 5173671

Trout & Wine

Contato:  Mariana Gomez Rus.  Agente de Viagens. info@troutandwine.com +5492612192399

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s